Logo que cheguei, me deparei com diversas espécies de aves no próprio quintal da casa, também, não é para menos! É realmente uma mini-floresta:
Plantas como a helicônia e o coqueiro fazem parte do belíssimo cenário natural que ali foi criado.
A helicônia também é muito conhecida como bananeira-do-brejo e bico-de-papagaio.
O coqueiro é um membro da família das palmeiras, e é a única espécia classificada no gênero Cocos. O coqueiro realmente é uma planta lindíssima e útil ao extremo! Confira algumas de suas utilidades:
- Seus famosos frutos fornecem a água-de-coco e sua polpa (que é a parte gorda da semente) pode ser comida.
- Suas folhas são ótimas para fazer cestas e telhados.
- A fibra do coco pode ser utilizada para a confecção de cordas, tapetes, toalhas e cultivo de plantas.
Bom, eu falei das plantas e do quintal natural que atrai uma variedade de pássaros. Mas os beija-flores não são atraídos apenas para esse quintal, e sim para um bebedouro que está em um terraço amplo! Mas é claro, mais um exemplo típico dos animais aproveitando o benefício da comida fácil.
Mas antes de colocar um bebedouro para atrair essas magníficas aves, é importante saber que:
- Os bebedouros devem estar sempre limpos, pois a presença de fungos (geralmente aparecem como pontos de escurecimento nos bebedouros) podem causar doenças aos pássaros.
- Em períodos de escassez, os beija-flores tendem a se alimentar mais nos bebedouros, e algumas doenças aparecem, resultado da carência de alimentos naturais como néctar e artrópodes. Uma solução que se mostrou eficaz foi colocar uma pitada de sal de cozinha (NaCl) juntamente do açúcar e da água. Apenas uma pitada, pois o exagero de sal prejudica os pássaros.
Vamos falar agora sobre duas espécies de beija-flor que consegui fotografar. O beija-flor-tesoura e o beija-flor-preto também foram avistados, porém não consegui um bom registro.
Esse é o beija-flor-de-fronte-violeta. Com cores metálicas e um rabo relativamente curto, é encontrado principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, bastante comum em áreas litorâneas.
O beija-flor-cinza tem o corpo cinzento e esverdeado. Também é uma ave encontrada principalmente no litoral de estados do Sul e Sudeste. É uma espécie endêmica do Brasil.
Em breve, mais sobre a nossa viagem! Continue ligado no UrbAnimals!
Nenhum comentário:
Postar um comentário