E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

11 de julho de 2012

Foto Animal! - camuflagem

Foi estreando a câmera nova do UrbAnimals que eu fotografei esse cara, na figueira do meu quintal.

Foi difícil encontrar esse simpático gafanhoto em meio às folhas e galhos secos, pois como vocês podem ver, ele se camufla muito bem nesse tipo de ambiente!



Vamos aproveitar e esclarecer uma dúvida típica; Qual a diferença entre CAMUFLAGEM e MIMETISMO

CAMUFLAGEM é a definição dada para quando um ser vivo imita o ambiente para se esconder, se misturar, 'sumir' nele. É o caso do nosso querido gafanhoto da Foto Animal!
Tudo bem, dá para se ver tranquilamente o gafanhoto no centro da foto, mas será que seria fácil assim se você não soubesse que ele está lá?
MIMETISMO é a definição dada para quando um ser vivo possui características que o tornam capaz de imitar um outro ser ou grupo de seres vivos; É o caso da inofensiva falsa-coral, por exemplo, que possui um padrão de cores igual ao da coral-verdadeira, que é extremamente perigosa. 
Falsa-coral no Instituto Butantan; Alguns costumam dizer 'vermelho no preto, amigo do peito', mas eu ainda continuo achando melhor não arriscar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário