- Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo roedores e gafanhotos, que causam tantos problemas para a agricultura.
- São largamente empregados em pesquisas científicas, incluindo a ação de medicamentos que, no futuro, poderão ter aplicação em humanos.
- A saliva do morcego vampiro comum tem forte ação anticoagulante. A sua pesquisa poderá ter aplicações no tratamento de várias doenças vasculares.
- As fezes dos morcegos (chamadas de guano) constituem um excelente adubo natural. Foram intensamente exploradas até ao desenvolvimento de adubos industriais.
- Têm sido estudados para aperfeiçoamento de aparelhos de sonar e ultrassom.
- São importantes elos na cadeia alimentar, portanto o seu desaparecimento poderá resultar em desequilíbrio ambiental, causando maiores danos do que os causados pela sua proximidade com o homem.
- Comem traças e com isso ajudam na conservação de livros em bibliotecas.
- São responsáveis por dispersar sementes de árvores e outras plantas à longa distância. Mais de quinhentas pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego a cada noite.
- O morcego emite ondas ultrassônicas (frequência acima de 20 KHz, inaudíveis para humanos) pelas narinas ou pela boca, dependendo da espécie. Essas ondas atingem obstáculos no ambiente e voltam na forma de ecos com frequência menor. Com base no tempo em que os ecos demoraram a voltar, nas direções de onde vieram, e na sua frequência relativa, os morcegos sentem se há obstáculos no caminho, assim como suas distâncias, formas e velocidades relativas. Isso é especialmente útil para caçar insetos voadores, por exemplo, mas morcegos com outras dietas também usam bastante esse sentido.
Retirado de: www.wikipedia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário