Cada animal necessita de uma dieta específica e balanceada, obtida através de pesquisas. Essas dietas são criadas pelos biólogos, e montadas na cozinha. Para complementar mais ainda a alimentação dos animais, são feitas as rações, que possuem nutrientes que dificilmente seriam obtidos pelo animal, seja no meio natural ou em cativeiro.
Um exemplo disso são os leões e as plantas. Se você pensou que é impossível um leão comer plantas, está enganado, mas a maneira que ele as ingere no meio natural não é nada convencional. Os leões abatem grandes herbívoros nas savanas, e quando devoram suas vísceras, ingerem junto a quantidade de vegetais que nelas estavam. É dessa maneira que os leões retiram as fibras de que precisam, afinal, é muito raro ver um leão comendo grama.
Leão dormindo, Zoológico de São Paulo.
Agora, como será que um leão faz para ingerir a quantidade de nutrientes necessários provenientes de vegetais em cativeiro, já que só são alimentados com carne? A resposta é simples e multivitamínica: ração. Enriquecida com vitaminas e minerais, a ração balanceada fabricada no Zôo, geralmente feita tendo como base o milho, é mais que um complemento na alimentação desses animais. Uma variedade enorme de ingredientes são usados em sua fabricação.
Há rações de todos os tipos e para todos os animais, desde a ração que é comprada no Zoo Safari que serve tanto para avestruzes e macacos quanto para veados e girafas, até a específica para tucanos, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário