E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

2 de junho de 2010

Aranha pernuda

Após muito tempo, vou tentar manter as postagens em uma sequência mais rápida e atualizada!




Essa é uma aranha bem peculiar, geralmente encontrada nos cômodos das casas que possam oferecer uma oportunidade de sobrevivência para ela. O interessante é que ela se finge de morta quando é capturada, mas no vídeo ela estava apenas parada. É um aracnídeo muito ágil.

10 comentários:

  1. Olá Thomaz.. colocar de volta no "cantinho" dele não, porque tenho quase certeza que uma dessas sugou meu precioso sangue nesta madrugada 20/04/2012.
    Não tenho certeza, mas está doendo muito a parte do meu braço.
    Eu sempre deixo elas viverem no teto do meu quarto... mas esta madrugada senti uma coceirinha andando pelo meu braço. Bati a mão e logo sessou. Ascendi a luz pra ter certeza de que não era uma barata e não enxerguei absolutamente nada.
    Apliquei repelente nos braços e pernas pra voltar a dormir e senti um ardor na altura do cotovelo: havia um borrão de sangue com inchaço por volta (parecido com a marca que um borrachudo deixa)...
    São 10h da manhã e eu ainda sinto muita dor no local.
    Pergunta: na falta de insetos, estas aranhas podem nos picar?
    Não sei qual a sua posição sobre isto, mas eu ainda acredito que "na fome, vale até pedra"...
    Ah, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, tenho que dizer que esse tipo de aranha possui quelíceras pequenas demais para penetrar a pele humana. Porém, o Adam do Mythbusters já foi picado por um tipo de aranha-pernuda (pode ver o vídeo aqui, http://www.youtube.com/watch?v=m1DzkM0zqDQ) , e disse que sentiu apenas uma leve ardência, o que contraria essa informação de que essa aranha não conseguiria nos picar, mas ainda assim reforça a sua inofensividade perante o ser humano.

    Elas são tão leves que acho difícil senti-las sobre a pele. O que eu acho é que você pode ter sido picado por algum outro inseto ou aranha, e tem que ficar esperto com essa picada aí, ainda mais sem saber o que foi que te picou. Se começar a se sentir mal, o local piorar ou acontecer qualquer outra anormalidade, procure sempre um médico!

    Respondendo a sua pergunta, lhe digo seguramente que não; Se faltam insetos, a aranha vai procurá-los em outro lugar sim, mas se picar um humano, por exemplo, não será na tentativa de se alimentar, e sim, de se defender. Há mais um fator que indica que estas aranhas são inofensivas: Pesquisas indicam que o veneno dela é relativamente fraco até para os insetos dos quais se alimenta... Então, não se preocupe se não tiver insetos para ela em casa, você não será visto como comida!!!

    Muito obrigado pelo elogio, e continue acompanhando o UrbAnimals! Espero ter esclarecido sua dúvida. ;)

    ResponderExcluir
  3. Cara tem uma Aranha no meu banheiro ela é pequena e tem aparencia de ser venenosa. Ela é meio marron mas estou em duvida se é a aranha marron. Se puder me ajudar eu ficarei muito agradecido.

    ResponderExcluir
  4. Agradeceria se pudesse responder no meu facebook, esta com meu nome completo.

    ResponderExcluir
  5. pfvpfvpfvv help me thoaz eu fui picado por uma dessa ela e venenosa?

    ResponderExcluir
  6. Olha Julio, tem mais de um Julio Cesar Martins Gomes, não sei qual deles é você! ):

    ResponderExcluir
  7. David, toda aranha é venenosa; Porém, A MENOS que você tenha alguma eventual reação alérgica ao veneno desta, sua picada não vai lhe causar mal.

    ResponderExcluir
  8. Olá Thomaz, esta aranha pernuda é capaz de matar uma barata? Porque um dia desses eu vi uma delas saindo de cima da barata e a barata estava morta com as patas para cima e daí fiquei preocupado. Lá em casa a gente sempre ignorou estas aranhas por achar que são inofensivas. Por isso resolvi pesquisar e encontrei seu blog.

    ResponderExcluir
  9. Olá Thomaz, esta aranha pernuda é capaz de matar uma barata? Porque um dia desses eu vi uma delas saindo de cima da barata e a barata estava morta com as patas para cima e daí fiquei preocupado. Lá em casa a gente sempre ignorou estas aranhas por achar que são inofensivas. Por isso resolvi pesquisar e encontrei seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi eu acho q fui picada por uma aranha,na madrugada de ontem eu estava dormindo e senti um ardor na minha olheira bem proximo ao olho, ficou vermelho, inchado e doia muito , sacudi o travesseiro pra ver oq era e uma aranha caiu. Parecia muito com a pernuda ai eu não quis ir no médico , mas hj eu to sentindo dor no local da picada e tem um pequeno circulo no local onde ela me mordeu, eu devo me preocupar??

    ResponderExcluir