E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

20 de outubro de 2012

Regeneração de patas dos crustáceos

Coincidentemente, no mês do chama-maré aqui no blog, eu pude presenciar um fenômeno natural que eu mesmo duvidava que fosse possível: A regeneração de, nem uma e nem duas, TRÊS patas de uma das minhas fêmeas de chama-maré!


É impressionante como a carapaça que é descartada é tão detalhada, parece mesmo que existem dois caranguejos na foto! - O exoesqueleto não é deste caranguejo, observe que ele possui a garra maior na quelícera direita, e o caranguejo, na esquerda. 

  Há algum tempo, após realizar a ecdise (a troca da carapaça), essa fêmea perdeu três dos dez apêndices, pois após essa troca de exoesqueleto, o animal fica frágil e muito sensível; Acredito que provavelmente ela foi atacada pelos outros indivíduos do terrário.

Eu já havia ouvido falar que era possível uma regeneração dos apêndices em caranguejos e outros crustáceos, mas não tinha a mínima noção de como isso seria feito, e se de fato seria. Um belo dia simplesmente me deparei com o exoesqueleto antigo dessa fêmea, e ela estava ali também, com todos os pereópodes (nome dado às patas de crustáceos) novamente! Veja:


No exoesqueleto que foi deixado, ainda faltam as três pernas... - Agora vamos ver no caranguejo!


Três pereópodes novinhos! Estes possuem até a cor diferente, por serem estruturas novas no corpo do animal.

Peguei a carangueja com muito cuidado, e realmente dá para sentir que seu corpo está mais frágil, literalmente mais mole, pois ela acabou de realizar uma troca completa de exoesqueleto.
É por isso que estes animais se escondem por alguns dias após realizar a ecdise, pois ficam muito frágeis e desprotegidos com essa carapaça nova.


Dessa vez não quis dar chance pro azar; Ela ficou uma semana em um aquário menor, sozinha, para que quando voltasse para seu terrário não corresse o risco de perder suas patas de novo.




Você sabia que os indígenas já sabiam disso?!

Pois é! Há muito tempo, os povos que capturavam caranguejos para se alimentar já sabiam que não era necessário matar o animal!

O caranguejo não possui muita carne aproveitável sem ser nas pinças, então em vez de sacrificar o animal para aproveitar somente suas pinças, eles retiravam apenas uma, pois sabiam que depois de um tempo ela se regenerava! 
Infelizmente povos que se julgam mais evoluídos retiram grandes quantidades de caranguejos para consumo, o que anda causando desequilíbrios ambientais, e inclusive ameaçando algumas espécies, como é o caso da espécie Ucides cordatus, considerada ameaçada no estado do Paraná.

Fêmea de chama-maré e sua carapaça após a ecdise: A regeneração de fato é real!

17 comentários:

  1. Show de bola man, parabéns e obrigado pelas informações, grande abraço!


    Marcio Lirman

    ResponderExcluir
  2. Olá eu tenho um casal de guaiamuns, é correto deixá-los juntos? O terrário é feito num aquaterrário com areia grossa e dois tubos de pvc para que possam cada um se esconder, está correto meu procedimento?

    ResponderExcluir
  3. Zeca, não sei nada sobre criação de guaiamuns especificamente, além de que são crustáceos que habitam manguezais e são relativamente grandes; Mas vamos lá. O importante para suprir as necessidades de caranguejos em um aquaterrário é:
    - espaço adequado;
    - esconderijos para os animais;
    - ventilação adequada;
    - água sempre limpa e circulante, pois a água parada pode ser propícia à reprodução de insetos como mosquitos;
    - alimentação adequada - Aos meus caranguejos, dava ração de peixe, tartaruga, ou mesmo pedaços de carne bovina ou de frango, ou até peixe e camarão.

    Confesso que não recomendo a criação de Cardisoma guanhumi como bicho de estimação, ainda mais se tiverem sido retirados do meio, visto que são crustáceos ameaçados. - Porém, não sei qual é a finalidade da sua criação. Seja ela qual for, as condições para uma boa manutenção deste tipo de animal foram dadas acima. Cuide bem deles.

    Vamos preservar a Natureza!

    ResponderExcluir
  4. Opa eu entendi, eu estou com este casal desde Outubro, mas o que me vem incomodando é que o macho andou perdendo algumas patas, pensei que fosse a fêmea tentando detoná-lo, aí separei e o fenômeno continuou, e a fêmea está intacta, porque isso ocorre só com os macho?

    ResponderExcluir
  5. Pode ser que o goiamum esteja muito gordo! Pode até morrer!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser que o macho tenha trocado de carapaça, quando isso acontece eles ficam muito sensíveis e podem acabar perdendo os membros acidentalmente! :/

    Continue acompanhando nosso trabalho no novo endereço:
    www.bichopaulistano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá mais uma vez, tinha razão Thomas,o macho queria trocar a carapaça e acabou em vez disso perdendo as patas, talvez por não ter se adaptado, já a fêmea trocou ontem a carapaça e está linda, nunca tinha visto esse processo ao vivo, trocou depois de exatos 1 ano.

    ResponderExcluir
  8. Hoje meu caranguejo perdeu uma das garras isso é normal??? Estou preocupada me ajudem

    ResponderExcluir
  9. Hoje meu caranguejo perdeu uma das garras isso é normal??? Estou preocupada me ajudem

    ResponderExcluir
  10. Olá, se ele perder as duas garrinhas da frente, ele consegue ainda assim sobreviver?

    ResponderExcluir
  11. Meu caranguejo Açu perdeu uma das garras e duas patas, eu crio ele em aquário com peixes ornamentais neste caso eu tiro ele do aquário ou posso deixar ele até a regeneração completar ?

    ResponderExcluir
  12. O meu caranguejo perdeu a pinça e na troca de casca não se regenerou. Vc sabe pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi herik. Está faltando nutrientes essenciais na dieta do seu caranguejo. Por favor, tenha mais cuidado com seu amiguinho.

      Excluir
  13. O meu caranguejo perdeu a pinça e na troca de casca não se regenerou. Vc sabe pq?

    ResponderExcluir
  14. Olá meu caranguejo caiu no piso e fez um pequeno buraco na lateral da casca pode me dar alguma dica de como posso fazer para salvar ele?

    ResponderExcluir
  15. A minha parece estar morta..ela tá morta mesmo o isso acontece quando vai trocar a casca?

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu tenho um chama maré macho e ele na primeira troca de casco perdeu a Patinha maior da frente. Gostaria de saber se a mesma tem a possibilidade de crescer novamente, ou ele ficará sem. Ele já trocou de casco novamente depois de 25 dias da primeira trocam

    ResponderExcluir