São eles que dispersam as sementes nas cidades, que sobrevoam por entre prédios e fios, e que muitas vezes alegram nosso dia só de vê-los cantando, voando, fazendo ninho...
Os pássaros urbanos são atraídos pelo alimento e abrigo que as cidades fornecem para eles, assim como outros animais. Vamos agora conhecer melhor alguns desses belos emplumados!
Os pássaros urbanos são atraídos pelo alimento e abrigo que as cidades fornecem para eles, assim como outros animais. Vamos agora conhecer melhor alguns desses belos emplumados!

As rolinhas são Columbiformes, parentes das pombas, e são abundantes tanto nas cidades quanto nos campos. Se adaptou tão bem ao meio urbano que atualmente é mais fácil encontrá-la nas cidades do que no próprio hábitat, os cerrados e campos. A rolinha se reproduz o ano todo. Sua alimentação é basicamente formada por grãos, que ela encontra no chão.

O sanhaçu cinzento é uma ave comum no país. É conhecido pelo seu gosto por frutas diversas. Seu corpo é cinzento, um pouco azulado e esverdeado. É o sanhaçu mais comum do Brasil, e pode ser confundido com o sanhaçu de encontro azul, só que este é mais azulado. O sanhaçu cinzento come frutas, folhas, insetos brotos e até flores de eucalipto. Na foto, a ave foi atraída com um comedouro onde haviam frutas como mamão e banana. É uma ave fácil de atrair com frutas.

Quem nunca ouviu o famoso canto do bem-te-vi? É graças a ele que a ave tem esse nome. Mede de 20 a 25 cm e pode pesar até 60g. Tem o dorso marrom e o peito amarelo, muito bonito. Uma faixa preta atravessa a linha dos olhos do pássaro. O bem-te-vi é uma ave insetívora, mas também come frutas, minhocas, ovos de outros pássaros, peixes, girinos, crustáceos e até carrapatos de bovinos e pequenas cobras. É muito comum ver o bem-te-vi capturar insetos em pleno voo. É uma ave agressiva que pode chegar a atacar gaviões e urubus que 'invadem' seu território. São aves muito adaptadas no meio urbano: Pousam e cantam em fios, se banham em chafarizes e tanques de parques e praças, e ainda comem de tudo um pouco. No caso, este estava comendo um pouco de pão.

Todas essas fotos foram tiradas por mim, da vista de meu quarto. E ainda tem muito mais fotos... Mais um exemplo de que a natureza se adapta e nos presenteia com a sua existência e participação em nossas vidas, até nas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário