E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

9 de outubro de 2012

Dimorfismo sexual - os chama-marés

E na primeira postagem do mês sobre os chama-marés, vamos falar de dimorfismo sexual. Mas afinal, o que é isso?

Dimorfismo sexual é o nome dado às características físicas que nos permitem diferenciar o macho e a fêmea de uma espécie; É o que acontece, por exemplo, em elefantes (tamanho do corpo e presas), com alces (só o macho possui chifres) e em peixes como bettas (macho com nadadeiras maiores) e lebistes (macho com a cauda grande e bem colorida). 
Animais como cães e gatos, por exemplo, não possuem dimorfismo sexual.

Vamos aplicar o mesmo exemplo para o nosso bicho do mês, o caranguejo chama-maré, que na verdade é o nome popular do gênero Uca.

Esta é uma fêmea de caranguejo chama-maré; A principal diferença entre machos e fêmeas não está no tamanho, mas sim nas garras... Veja os machos abaixo, e você entenderá o porquê!
  
Estes são dois machos de caranguejo chama-maré; Possuem uma garra super desenvolvida, que é usada para atrair as fêmeas e lutar com outros machos.

Quando a maré abaixa, os machos saem de suas tocas e 'acenam' com a garra, como se estivessem chamando a maré alta de volta. É por conta dessa garra enorme que estes animais possuem nomes como chama-maré e caranguejo-violinista; 

Fique ligado, ainda vem muita coisa legal sobre o nosso bicho do mês!
Só aqui no UrbAnimals!

Nenhum comentário:

Postar um comentário