E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

28 de dezembro de 2010

O Manguezal

 Essa postagem é um resumo sobre o bioma do manguezal, o qual pretendo aprofundar o material para poder mostrar aqui, pois sinceramente, é um dos meus ecossistemas preferidos.
 
 
  Manguezal em Cubatão, São Paulo.

O que o manguezal tem de mais?
Lama, mangues, água salobra, caranguejos... Só isso? Não! O manguezal é conhecido como o 'berçário do mar', pois serve de local de reprodução e desenvolvimento de inúmeras espécies, como peixes, moluscos e crustáceos, entre outros. 

Aratu vermelho, espécie de caranguejo que até sobe em árvores. Guarujá, São Paulo.

Muitos outros seres dependem do manguezal, inclusive o homem. Muitos seres que provém desse ecossistema movimentam as atividades pesqueiras, e também servem de alimento para outros bichos.

Um benefício natural que podemos citar é que o manguezal impede a erosão e estabiliza a linha da costa. Infelizmente, o homem anda avançando muito sobre esse bioma, para a construção de portos, estradas e moradia, por exemplo. É nessas horas em que deveríamos parar e pensar se não há outra maneira de se fazer certas coisas, pois estamos abrindo mão de benefícios da natureza, e ainda por cima acabando com ela.

Guaiamu, mais um famoso habitante do manguezal. Aquamundo, Guarujá.

Espero ter a oportunidade e o material para falar mais sobre esse maravilhoso mundo úmido e lamacento que é o manguezal! Até o ano que vem!

Um comentário:

  1. Assim como você, o manguezal é um dos meus habitats preferidos. E eu achava que o aratu-vermelho fosse simplesmente carangueijo-vermelho. Valeu irmão, agora já sei o nome correto!

    ResponderExcluir