E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

24 de maio de 2011

UrbAnimals em MG! - Seriema e cachorro

À procura de uma possível criação de búfalos, pegamos a estrada de terra e logo no começo, nos deparamos com uma 'corredora': a famosa seriema.

 

   A seriema é uma ave típica do cerrado. Ela se alimenta de pequenos vertebrados e até mesmo cobras. 
 Ela pode chegar em média, a 1 metro de altura, e é uma ótima corredora, parente do pássaro-secretário da África. Apesar de voar também, para fugir costuma levantar um pequeno voo seguido de uma veloz corrida! Esta estava no meio da estrada, e quando chegamos só a vimos correr para trás de uma cerca. Ela não se incomodou com nossa presença, e a uns doze metros se manteve, andando calmamente. Era uma ave relativamente pequena.

 Paramos na estrada para pedir informações a um fazendeiro local sobre a localização da possível criação, e foi aí que me deparei com esse carinha! Um filhote mestiço de Labrador. Ele estava ali, com seu irmão mais velho e sua mãe, se divertindo na lama. É claro que eu não resisti e logo me entreguei às brincadeiras do alegre cachorrinho!


  Não podia deixar essa oportunidade passar em branco. Pelas manchas nas patas, podemos identificar que não se trata de um indivíduo puro da raça, mas... E daí? Quando estamos falando de cães, importa mesmo a raça? Mais uma vez, vou dizer o que muitos já disseram. Seja você rico ou pobre, belo ou feio, doente ou saudável, o AMOR que o cão te dará NÃO TEM PREÇO. Muitos moradores de rua têm apenas um cão como companheiro, dividindo sua comida, suas roupas e abrigo com o querido e leal amigo. Eles não se arrependem disso.

Para que comprar um cachorro, que teve os seus pais usados para gerar dinheiro, quando existem muitos outros por aí, abandonados, para doação, precisando de um lar, de um pouco de amor? Repito que todo o amor que ele te dará será de graça, e você terá sua lealdade pelo resto de sua vida. Um cão será mais do que seu amigo, em qualquer situação. Quantas vezes já vi pessoas repreendendo seus cães, fosse com um tapa ou com uma bronca, e o mesmo voltou pedindo desculpas, estivesse errado ou não? 
Seria por inocência, irracionalidade? Eu não diria isso. 
 

A ligação entre homem e cachorro existe há muitos anos, e são inúmeras as histórias que envolvem esses verdadeiros anjos de quatro patas. Sempre me emociono ao falar dos nossos queridos cães, e pior ainda é saber que há pessoas capazes de lhes maltratar de maneiras cruéis, inimagináveis.

Adote um cão. Um eterno amigo que lhe dará muitos momentos bons, muitas histórias para contar, muito amor, e tudo isso sem lhe cobrar nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário