E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

23 de fevereiro de 2012

Parabéns, UrbAnimals! - 2 anos

Sem uma data de criação certa, o mês de fevereiro é escolhido para ser o aniversário do UrbAnimals, que teve sua primeira postagem publicada em 14/02/2010.

O blog evoluiu muito, exemplo disso é o seu próprio slogan. Confira sua evolução:
No início do blog, um slogan simples que ilustrava o anoitecer em uma cidade que estava por ser 'invadida' por diversos animais.

O morcego foi o animal que mais se identificou com a proposta do blog, visto que é um animal muito numeroso e adaptado ao meio urbano, no mundo inteiro.


 Tentamos dar uma 'caprichada' no visual do blog colocando um slogan que mostrasse mais animais, mas estava querendo algo mais simples, capaz de dar uma identidade ao blog. Esse slogan foi o primeiro a contar com o morcego e o pássaro, com as letras U e A escritas em seus corpos, respectivamente.


 E por último, o atual slogan do UrbAnimals! Com os dois animais-símbolo da vida selvagem nas cidades, em minha opinião, o morcego e o pássaro. As cores foram aleatoriamente distribuídas, e representam a diversidade que existe na vida.

Ao longo desses dois anos de UrbAnimals, mais um marco de evolução foram os nossos parceiros:
E esse tal Meio Ambiente?


E é claro, não podemos esquecer das postagens que garantiram (e ainda garantem) o sucesso do blog! Todas elas me trazem lembranças boas, então vou destacar as que mais fizeram sucesso com o público e as que mais me marcaram nesses dois anos!

- Em três partes, a nossa visita ao Aquário de São Paulo atrai muitas visitas ao blog por pesquisas no Google.
- Foi ótimo passar um pouco de conhecimento sobre a Aranha-pernuda, mais um bicho urbano que é morto por causa de seu aspecto, mas que na verdade é inofensivo!
- A coletânea dos Pássaros urbanos ficou com a cara do blog, e ainda mostrou mais de dez espécies que são facilmente encontradas em São Paulo e em outras grandes cidades.
- Conhecemos a cozinha e os bastidores do Zoo no Especial Zoológico de SP.
- Entrevistamos o veterinário Edward, que nos passou um pouco da sua experiência profissional, e também nos fez rir com alguns casos!
- Quando viajamos para São Vicente, encontramos lesmas gigantes, aves diferentes, vegetação exuberante, sem falar nas paisagens de tirar o fôlego!
- Sem dúvida nenhuma, a série que mais me emocionou foi a 'Metamorfose: Mais um espetáculo da Natureza'. Acompanhar o desenvolvimento de uma lagarta até ela se tornar borboleta foi demais, e melhor ainda foi receber sua visita de volta.
- O nosso bate-volta em Ubatuba foi uma experiência incrível, sem contar o TAMAR, onde aprendemos muito sobre as tartarugas-marinhas e o projeto em si.
- A recente viagem à Minas Gerais nos rendeu muitos registros, e assim o Diário de Minas Gerais, que ainda não acabou!

Resumir mais de 100 postagens, dois anos de UrbAnimals, não foi fácil, mas olhar para trás e ver todo o trabalho que foi recompensado é algo realmente motivador, é uma sensação que vai além da 'missão-cumprida'. 









 Ainda estou longe de atingir o meu real objetivo, que seria atingir um número bem maior de pessoas com o conhecimento, em prol do meio ambiente, mas darei um passo importante para a realização do meu sonho no exato dia de hoje. Hoje, eu, Thomaz Girotto, inicio uma nova jornada em minha vida, para me tornar aquele 'futuro biólogo' que sempre quis ser. Hoje farei a matrícula na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e com certeza nesses quatro anos de curso, trarei ainda mais conhecimento para o blog. Devo agradecer a todos que fizeram parte desses dois anos de blog, pois sua participação (seja acessando UMA postagem, comentando no blog, fazendo parte de uma postagem) foi fundamental para mim, inclusive na realização de mais esse sonho, e peço para que continuem acompanhando o UrbAnimals!



Muito obrigado de coração!
Thomaz Girotto

Nenhum comentário:

Postar um comentário