E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

29 de abril de 2012

Diário de Minas Gerais: Ah, comida mineira!

23/01/2012


Após um dia de descanso de ir pro mato, estávamos ansiosos para ir almoçar na fazenda do Zé Aguiar e da Leonor, pois um delicioso almoço caseiro nos esperava. Antes disso, uma surpresa! Vocês se lembram das pombinhas-de-bando que fizeram o ninho sobre a parreira, no quintal? Bom, seu esforço foi recompensado com dois filhotes!


Mais uma adaptação urbana recomeçando o ciclo natural.


E na hora de calçar as botas... Ah, tão ótimas! 

Partimos!

No caminho, mais uma cena do trabalho rural no belo cenário da estrada de terra.

Chegamos! E olha só o que esperava nossos famintos estômagos...
Nada melhor do que um forno a lenha para dar aquele toque especial na comida!


Acreditem vocês ou não, um dos melhores pratos que eu já provei na vida. De onde é mesmo? Paris, Roma, quem sabe algum restaurante famoso por aqui mesmo? 
Nada disso! Essa comida tem o gosto único da fazenda, a famosa e deliciosa comida caseira mineira!

E depois do almoço, não deu nem tempo de fazer a digestão e já puxamos as câmeras para documentar um acontecimento muito comum na roça: Um caminhão atolado.
Como é de costume, Zé Aguiar pegou o seu trator e foi ajudar a desatolar o trator, e foi durante esse processo que descobrimos uma maneira de usar o que a Natureza nos dá de graça para nos ajudar, mais uma vez! 

O caminhão estava com as rodas atoladas no barro, então, para dar uma tração, os homens cortaram partes de cupinzeiros com suas enxadas e colocaram esses pedaços sob as rodas. O resultado foi imediato! 
Quanto mais peso o trator tiver, mais efetiva será seu trabalho ao puxar o caminhão. Comprovamos isso na segunda parte do processo, quando eu, Marcão e Rufus, o lenhador o nosso querido Robert, subimos no trator. Conseguimos! Roberto reconheceu que aquilo só foi possível graças ao meu enorme peso de sessenta e poucos quilos.

Você quer acompanhar o processo? Clique AQUI e assista, o Spirito Selvagem filmou tudo!


Depois de desatolar o caminhão, é claro, nós fomos atrás dos bichos!
Esse cara aí é um arapaçu-do-cerrado, procurando por comida nessa estaca de cerca. E pelo jeito ele encontrou...


Essa avezinha tem lá seus 20cm, e se alimenta de pequenos invertebrados, insetos, aranhas, anfíbios, etc (basicamente qualquer bichinho faz parte do seu cardápio).


Pegamos a estrada, e logo avistamos essa linda ave, o caracará. 
O caracará é um Falconiforme, mas não é um grande caçador. Pode ser visto melhor como um oportunista, também como lixeiro, sendo encontrado muitas vezes junto de urubus se alimentando de carniça.
É uma ave muito adaptada tanto ao meio urbano quanto ao rural, e pode ser encontrado basicamente no Brasil inteiro, e no norte, onde é menos presente, há uma outra espécie do gênero Caracara, conhecida como caracará-do-norte. São espécies muito parecidas, mas a espécie do norte difere-se principalmente por ser menor.


E por último, o picapauzinho-anão.
A foto não faz jus à beleza dessa pequena ave, que tem o corpo cinza e verde e a cabeça vermelha. Chega a 15cm, e pode ser encontrado com facilidade na região Sudeste. Come insetos e algumas frutas.

Continue ligado no Diário de Minas Gerais aqui no UrbAnimals, pois a parte mais legal da viagem ainda está por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário