E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

18 de abril de 2012

Diário de Minas Gerais: Rumo ao desconhecido

21/01/2012


Era de manhã e não havia nenhum programa marcado. O que fazer então? Resolvemos explorar novamente a estrada que liga São Sebastião do Paraíso a Guardinha, e fomos mais preparados dessa vez, levando mais água potável e uma banana como lanche, após um café-da-manhã reforçado, naturalmente.


Sob o sol mineiro, adentramos o meio do mato, literalmente, e seguimos por caminhos criados na hora, até que avistamos um bambuzal, e em seguida o barulho de água. Nós precisávamos ver aquilo!


Encontramos um regato! 


Não preciso nem dizer que após uma caminhada daquelas, o cantinho nos proporcionou momentos de diversão, além de nos refrescar!

 O tal regato beirava uma fazenda, e infelizmente não pudemos beber de sua água, por vários motivos; Não conhecemos sua origem, a água pode ter sido poluída por fertilizantes ou outros produtos químicos, fora que mais para baixo pudemos encontrar lixo, a triste realidade de sempre. Parece que em todo o lugar que se vá, por mais inacessível, o homem consegue deixar sua marca, seja com uma latinha, preservativo, embalagem ou qualquer outro tipo de lixo.


Bom, mas para tomar um banho aquele regato serviu! O Marcus Farah colocou um vídeo do regato no Spirito Selvagem, que você pode conferir clicando AQUI.


 Na postagem do Spirito Selvagem você também encontra fotos melhores desses carinhas aí, que são arirambas-de-cauda-ruiva. Quando avistamos o par de aves, pensei que eram beija-flores (a espécie é até conhecida como beija-flor-d'água, beija-flor da mata-virgem e beija-flor-grande, embora não tenha parentesco próximo com os próprios beija-flores). Não errei tão feio assim...
Essas arirambas se alimentam de insetos que capturam no voo.

  Para continuar nossa volta após descansar no regato e comer a tal banana, eu tinha que dar uma de Bear Grylls: fiz uma pequena lança de bambu, que na verdade usaria para cutucar o mato em minha frente na esperança de encontrar uma possível cobra antes que ela me encontrasse primeiro. Considero um pouco arriscado a ideia de se aventurar pelo mato em dois, sem nenhum soro ou proteção contra picadas em geral.  
Bom, infelizmente não encontrei nenhuma cobra para mostrar aqui no UrbAnimals, por outro lado fiquei feliz de não precisar usar a lancinha contra nenhuma.

O que eu encontrei, ou melhor, me encontrou na estrada foi um pequeno vira-latas.
Está bem, era só um guaipeca, mas não resisti tirar alguma fotos com ele. Ah, guaipeca significa 'vira-latas pequeno', é um termo originário do sul do país.

O simpático cachorrinho sujo se mostrou muito afetivo, e pudemos lhe oferecer um pouco de água.

Os cães são animais incríveis, é por isso que sempre que posso, reservo um espaço nas postagens para mostrar algum. Falei um pouco sobre as injustiças pelas quais passa o melhor amigo do homem na postagem 'Melhor amigo de quem?' para o E esse tal Meio Ambiente?, e você pode conferi-la AQUI.


 O nosso amiguinho nos seguiu até em casa, e infelizmente tivemos de nos despedir dele ali. Com lágrimas nos olhos tivemos de nos separar daquele pequeno amigo, que nos seguiu após lhe darmos um pouco de água, carinho e atenção.
É por isso que eu acho os cães animais tão especiais; Eles te retribuem com amor, sem se importar com quem você é. Foi realmente triste ter que deixar nosso amiguinho partir, a despedida é triste mas necessária. 

E assim terminou mais um dia no Sul de Minas, cheio de histórias para contar e lembranças inesquecíveis.
Não perca a próxima postagem do Diário de Minas Gerais, só aqui no UrbAnimals!

Nenhum comentário:

Postar um comentário