E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

11 de abril de 2012

Diário de Minas Gerais - Uma tarde na fazenda

20/01/2012

Era de tarde, e chegamos à fazenda de uma amiga nossa, a Fernanda. Logo, fomos apresentados ao Mustang, um simpático cavalo que nos proporcionou corridas e passeios pela fazenda. Bom demais!


Eu e Mustang, um ótimo corredor! Foi incrível a sintonia entre homem e animal, pois mesmo estando após tantos anos sem montar, sem experiência nenhuma, não tive nenhum problema com ele, correspondeu meus comandos sem hesitar. Quando você trata um animal magnífico como esses com respeito e carinho, é o que tende a acontecer. 

Ligação homem-animal. Não tenho outra definição para dizer o que senti, mais uma vez. Uma sensação maravilhosa, além da diversão da cavalgada, da bela paisagem rural, do vento... Incrível!

Havia um vídeo que ilustrava perfeitamente essa situação. Mais uma vez, lamento a perda dos mesmos, mas ainda tenho esperança de que sejam encontrados. Caso aconteça, irei postá-los assim que puder!


Essa simpática franguinha não quis nem saber do cavalo e de mim, e se mandou! 

Esse é o tico-tico, imortalizado em canções como 'tico-tico no fubá', avezinha muito popular aqui no Brasil, e comum no ambiente rural. Se alimenta de quase tudo: insetos, frutos, grãos... E é claro, quando há comedouros, marca presença também. Não dá para saber se esse carinha aí é um macho ou uma fêmea, a espécie não apresenta dimorfismo sexual.


Se eu pudesse aplicar uma relação, diria que os canários-da-terra no campo estão para os pardais na cidade. Eita passarinho comum! Sempre alegrando os campos com seu canto, esse pássaro se alimenta de grãos. Como esmaga os grãos com o bico, não é considerado um dispersor, e sim predador de sementes.


Também comuns são esses verdinhos aí, casal de periquitão-maracanã (Aratinga leucophtalma). Psitacídeo que se alimenta basicamente de frutos e sementes, bem comum e barulhento. Mais um exemplo de adaptação, vivendo próximos à fazenda.

E a tarde estava por acabar. Nos despedimos do Mustang, que nos proporcionou horas maravilhosas de contato com a Natureza, e nos aguentou, correndo por aí!

A noite chegava, e como se não bastasse o churrasco que estava por vir, a escuridão nos trouxe novas experiências e bichos!

Continue ligado no Diário aqui no UrbAnimals, pois ainda vem muita coisa por aí!

2 comentários:

  1. Puxa,adorei o texto e as fotos né, principalmente a que estas ido com o cavalo. Encontrei ela pq estou procurando imagem para fazer um desenho, possivelmente vou desenhar ela, pois gostei muito mesmo!! Espero q não fique bravo, rsrsrs!!! Parabéns pelo trabalho!!^^

    Reginaldo Motta

    ResponderExcluir
  2. Jamais, obrigado pelos elogios!

    Continue acompanhando nosso trabalho no novo endereço:
    www.bichopaulistano.blogspot.com

    ResponderExcluir