E quem disse que a natureza não está presente nas cidades?

O objetivo do UrbAnimals é exatamente esse: Dar uma visão que geralmente passa despercebida por todos diante de tanto trabalho e correria. A vida animal está presente tanto em nossos quintais como em parques e zoológicos.


O tema dos animais urbanos foi escolhido por mim não só pela certa dificuldade em ser estudante e viajar à procura de outros animais, mas também por se tratar de um tema importante, que mostra o quanto o homem já interferiu na vida do planeta, e como a natureza está se adaptando a isso.


Como futuro biólogo, tento aprender e difundir esse conhecimento cada vez mais, para que o homem entenda melhor cada uma dessas belas criaturas e aprenda a viver em harmonia com elas, trazendo assim um mundo melhor para todos, um mundo melhor para a vida.

Surpreenda-se. De cães a elefantes, de peixes a morcegos, o UrbAnimals vai te levar ao mundo de cada um deles.

Um grande abraço, Thom Girotto.

19 de novembro de 2011

UrbAnimals em Ubatuba - parte 9

Continuando nosso passeio pelo litoral, fomos parar em um pequeno porto, para conhecer algumas das embarcações, e acabamos nos deparando com alguns pescadores, e com esse carinha aí também:
O sirizinho ainda era muito pequeno para ir parar no forno, então os pescadores o soltaram, e assim pudemos observá-lo melhor. Está na posição de defesa, tentando passsar uma mensagem como 'Ei, eu sou maior e mais perigoso do que você pensa! Me deixe em paz!'.

Peguei o sirizinho com cuidado, por trás. Apesar de pequeno, ele pode fazer um bom estrago com suas pinças (vacilei depois, e meu dedo sentiu o tal 'estrago'!).
O siri possui o último par de patas transformado em pequenas nadadeiras, visto que é um animal mais relacionado ao ambiente marinho do que seu parente, o caranguejo.

Paramos em um desvio de estrada para entrar no mar, e na verdade, entramos no Rio Escuro. A água neste trecho é salobra, e os manguezais são abundantes, e abrigam espécies como quero-quero, aratu-vermelho e caranguejo chama-maré.
Esse aí é o Rio Escuro, e sua linda vista!


Vistas do outro lado do Rio. Lindo demais!!! É claro que nós não deixamos de ir ao outro lado para conferir!

A Natureza nos presenteando com mais uma cena espetacular: Um caracará e a Lua, reinando sobre nós naquele dia tão lindo.

Aí acontece o encontro do Rio Escuro com o mar.

Marcão e eu dentro do manguezal. O cheiro de matéria orgânica em decomposição é forte, e as grandes raízes dificultam nossa passagem, mas poder observar esse ecossistema tão lindo de perto vale o esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário