Continuando nosso passeio pelo litoral, fomos parar em um pequeno porto, para conhecer algumas das embarcações, e acabamos nos deparando com alguns pescadores, e com esse carinha aí também:
O sirizinho ainda era muito pequeno para ir parar no forno, então os pescadores o soltaram, e assim pudemos observá-lo melhor. Está na posição de defesa, tentando passsar uma mensagem como 'Ei, eu sou maior e mais perigoso do que você pensa! Me deixe em paz!'.
Peguei o sirizinho com cuidado, por trás. Apesar de pequeno, ele pode fazer um bom estrago com suas pinças (vacilei depois, e meu dedo sentiu o tal 'estrago'!).
O siri possui o último par de patas transformado em pequenas nadadeiras, visto que é um animal mais relacionado ao ambiente marinho do que seu parente, o caranguejo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNHL4UMlMX_JJxmzdxaYceHgG5_5Z1WZ0kXkWDdvGsY9lJ6ttpQpsTI5M8K9MU5yCBM6rhiBsWtHCNfkI4FdYioHv9F3I5FVgWMC2aL0Oe3NhR3DWAkFnqLy8EGuKPMEuqz3ifycGeZW9E/s400/DSC02124.JPG)
O siri possui o último par de patas transformado em pequenas nadadeiras, visto que é um animal mais relacionado ao ambiente marinho do que seu parente, o caranguejo.
Paramos em um desvio de estrada para entrar no mar, e na verdade, entramos no Rio Escuro. A água neste trecho é salobra, e os manguezais são abundantes, e abrigam espécies como quero-quero, aratu-vermelho e caranguejo chama-maré.
Esse aí é o Rio Escuro, e sua linda vista!
Vistas do outro lado do Rio. Lindo demais!!! É claro que nós não deixamos de ir ao outro lado para conferir!
A Natureza nos presenteando com mais uma cena espetacular: Um caracará e a Lua, reinando sobre nós naquele dia tão lindo.
Aí acontece o encontro do Rio Escuro com o mar.
Marcão e eu dentro do manguezal. O cheiro de matéria orgânica em decomposição é forte, e as grandes raízes dificultam nossa passagem, mas poder observar esse ecossistema tão lindo de perto vale o esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário